sexta-feira, 30 de março de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PREG
                                      PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID


                       REVISÃO DE GEOGRAFIA FÍSICA


1.      (ENEM/2005) Leia o texto abaixo.

 O jardim de caminhos que se bifurcam
(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.
(Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

Quanto à cena descrita acima, considere que

I - o sol nasce à direita dos meninos;
II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

(A) oeste, sul e leste.
(B) leste, sul e oeste.
(C) oeste, norte e leste.
(D) leste, norte e oeste.
(E) leste, norte e sul.

2.      (ENEM/2006) No Brasil, verifica-se que a Lua, quando esta na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce as 6 horas e se Poe as 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura acima poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de:



(A) meia-noite.
(B) três horas da madrugada.
(C) nove horas da manha.
(D) meio-dia.
(E) seis horas da tarde

3.      (ENEM/2008) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.
A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
(A) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
(B) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
(C) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
(D) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
(E) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

4.      (ENEM/2009)








Reunindo-se as informações contidas nas duas charges,infere-se que
(A) os regimes climáticos da Terra são desprovidos de padrões que os caracterizem.
(B) as intervenções humanas nas regiões polares são mais intensas que em outras partes do globo.
(C) o processo de aquecimento global será detido com a eliminação das queimadas.
(D) a destruição das florestas tropicais é uma das causas do aumento da temperatura em locais distantes como os polos.
(E) os parâmetros climáticos modificados pelo homem afetam todo o planeta, mas os processos naturais têm alcance regional.


5. (ENEM/2009) Na figura, observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.





Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que
(A) a existência de áreas superáridas, áridas e semiáridas é resultado do processo de desertificação, de intensidade variável, causado pela ação humana.
(B) o emprego de modernas técnicas de irrigação possibilitou a expansão da agricultura em determinadas áreas do semiárido, integrando-as ao comércio internacional.
(C) o semiárido, por apresentar déficit de precipitação, passou a ser habitado a partir da Idade Moderna, graças ao avanço científico e tecnológico.
(D) as áreas com escassez hídrica na América do Sul se restringem às regiões tropicais, onde as médias de temperatura anual são mais altas, justificando a falta de desenvolvimento e os piores indicadores sociais.

6. (ENEN/2009) As áreas do planalto do cerrado – como a chapada dos Guimarães, a serra de 1.      Tapirapuã e a serra dos Parecis, no Mato Grosso, com altitudes que variam de 400 m a 800 m – são importantes para a planície pantaneira mato-grossense (com altitude média inferior a 200 m), no que se refere à manutenção do nível de água, sobretudo durante a estiagem. Nas cheias, a inundação ocorre em função da alta pluviosidade nas cabeceiras dos rios, do afloramento de lençóis freáticos e da baixa declividade do relevo, entre outros fatores. Durante a estiagem, a grande biodiversidade é assegurada pelas águas da calha dos principais rios, cujo volume tem diminuído, principalmente nas cabeceiras.
Cabeceiras ameaçadas. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC. Vol. 42, jun. 2008 (adaptado).

A medida mais eficaz a ser tomada, visando à conservação da planície pantaneira e à preservação de sua grande biodiversidade, é a conscientização da sociedade e a organização de movimentos sociais que exijam

(A) a criação de parques ecológicos na área do pantanal mato-grossense.
(B) a proibição da pesca e da caça, que tanto ameaçam a biodiversidade.
(C) o aumento das pastagens na área da planície, para que a cobertura vegetal, composta de gramíneas, evite a erosão do solo.
(D) o controle do desmatamento e da erosão, principalmente nas nascentes dos rios responsáveis pelo nível das águas durante o período de cheias.
(E) a construção de barragens, para que o nível das águas dos rios seja mantido, sobretudo na estiagem, sem prejudicar os ecossistemas.

7.      (ENEM/2006) Chuva acida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substancias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fosseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva acida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais. A amplitude geográfica dos efeitos da chuva acida esta relacionada principalmente com:

(A)  A circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.
(B)  A quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica. 
(C)  A topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.
(D)  A quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.
(E)  A rede hidrográfica e a circulação atmosférica.


8.      (ENEM/2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado seqüestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas ultimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:

(A) das chuvas acidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
(B) das inversões térmicas, causadas pelo acumulo de dióxido de carbono resultante da não-dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
(C) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
(D) do efeito estufa provocado pelo acumulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fosseis, como carvão mineral e petróleo.
(E) da eutrofizacão das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

9. (ENEM/2008) A Lei Federal n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional de unidades de conservação, define dois tipos de áreas protegidas. O primeiro, as unidades de proteção integral, tem por objetivo preservar a natureza, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, isto é, aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais. O segundo, as unidades de uso sustentável, tem por função compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais. Nesse caso, permite-se a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo-se a biodiversidade e os 1.      demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Considerando essas informações, analise a seguinte situação hipotética.

Ao discutir a aplicação de recursos disponíveis para o desenvolvimento de determinada região, organizações civis, universidade e governo resolveram investir na utilização de uma unidade de proteção integral, o Parque Nacional do Morro do Pindaré, e de uma unidade de uso sustentável, a Floresta Nacional do Sabiá. Depois das discussões, a equipe resolveu levar adiante três projetos:

Ø  O projeto I consiste de pesquisas científicas embasadas exclusivamente na observação de animais;
Ø  O projeto II inclui a construção de uma escola e de
Ø  Um centro de vivência;
Ø  O projeto III promove a organização de uma comunidade extrativista que poderá coletar e explorar comercialmente frutas e sementes nativas.

Nessa situação hipotética, atendendo-se à lei mencionada acima, é possível desenvolver tanto na unidade de proteção integral quanto na de uso sustentável.

(A) apenas o projeto I.
(B) apenas o projeto III.
(C) apenas os projetos I e II.
(D) apenas os projetos II e III.
(E) todos os três projetos.





10.      (ENEM/ 2009) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam. A sustentabilidade explica-se pela
(A) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.
(B) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.
(C) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.
(D) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.
(E) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.

11.      (UFPR) A ação do mar é um dos importantes agentes de transformação do relevo costeiro. Quanto a este processo geomorfológico, é correto afirmar que:

(01) O trabalho do mar realiza-se ao longo da costa, destruindo rochas pela abrasão marinha e acumulando sedimentos que contribuem para a formação de praias, restingas e cordões litorâneos.
(02) As costas altas resultantes da ação abrasiva do mar denominam-se falésias.
(04) Fiordes são antigos vales glaciais que foram invadidos posteriormente pelas águas oceânicas.
(08) Os recifes de coral são formações resultantes de consolidação da areia de antigas praias pelo processo de cimentação. São encontrados no litoral de Santa Catarina.
(16) As marés, ao penetrarem na desembocadura de certos rios, podem vencer a força da corrente fluvial e provocam, às vezes, grande efeito destruidor sobre as margens fluviais. Este é o caso da pororoca, no rio Amazonas.

SOMA: [     ]

12.      (PUC-RJ) Cuidado com o que se lê na Internet!!!!
“Que espetáculo! Foto do amanhecer na Europa e África, num dia sem nuvens, vista de um satélite em órbita. Observem como as luzes ainda estão acesas em Paris e Barcelona, no entanto, em Londres, Lisboa e Madri é dia claro. (...).” 





Com base na leitura do texto e na observação da imagem de satélite acima, identifique e explique um erro relacionado à variação na luminosidade do planeta, utilizando seus conhecimentos acerca dos movimentos da Terra.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     
13. (UFRN - adaptada) Os mapas a seguir expressam a visão de mundo de quem os construiu possibilitando uma leitura ideológica.







Observe atentamente os mapas e explique duas das diferenças que essas projeções apresentam.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


14. (FURG) As coordenadas geográficas, designadas pelos pares de elementos denominados de latitude e longitude, permitem determinar as posições de 1.      pontos na superfície terrestre, onde:

I - a latitude é o arco de equador entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar;
II - a longitude é o arco de equador ou de paralelo entre o meridiano de um lugar e o meridiano de Greenwich;
III - a latitude é altura de um ponto em relação ao nível médio do mar;
IV - a latitude é o arco de um meridiano entre o equador e o paralelo de um lugar;
V - a longitude é a distância entre dois lugares.

a) são corretas as afirmativas I e II.
b) são corretas as afirmativas II e III.
c) são corretas as afirmativas I e III.
d) são corretas as afirmativas II e IV.
e) são corretas as afirmativas IV e V.

15.      (UFMT) Em junho de 2008, passou a vigorar no Brasil nova distribuição de fusos horários. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A diferença entre o horário de Brasília e os dos estados do Acre e do Amazonas foi reduzida.
(   ) A mudança no fuso horário contribuiu para o processo de integração nacional favorecido pelas tecnologias da informação, especialmente em relação ao Acre.
(   ) A mudança do fuso horário brasileiro também atendeu à solicitação das emissoras de televisão, depois que o Estado determinou a exibição dos programas em horários de acordo com a classificação indicativa por faixa etária.
(   ) Essas modificações auxiliam o trabalho dos meteorologistas, que deixam de ficar sob o comando do horário Zulu (Z) e passam a fazer as medições meteorológicas tendo o horário universal do meridiano de Greenwich, na Inglaterra, como referência.

 Assinale a seqüência correta.

(A) V, V, F, F
(B) V, F, F, V
(C) F, V, V, F
(D) F, F, F, V
    (E) V, V, V, F 



16.     (UFPE) O mapa a seguir refere-se a uma das macrorregiões brasileiras. São feitas cinco afirmações sobre aspectos geográficos diversos dessa região. Analise-as (V para as verdadeiras e F para as falsas).




( ) Os estados B e C possuem, por razões topográficas, climáticas e edáficas, a mesma cobertura vegetal, representada por amplas  florestas latifoliadas caducifólias, que vêm sendo amplamente devastadas.
(   ) Devido à expansão da extração da cassiterita, desde a segunda metade da década de 50, do  século passado, o estado A passou a ser área  atrativa aos fluxos migratórios, ativados pela  abertura de rodovias.
(    ) Essa macrorregião foi ocupada sob o signo de uma economia primário-exportadora, tendo como base o fornecimento de matérias-primas aos mercados nacionais e internacionais.
(  ) No setor ocidental da região, predomina uma massa de ar quente e nevoento, denominada equatorial continental, que causa chuvas abundantes, do tipo convectivas.
(   ) Toda a região possui uma estrutura geológica antiga, que apresenta terrenos profundamente dobrados e falhados; essa estrutura é composta de rochas ígneas extrusivas e metamórficas.




(ENEM/ 2010) Figura para as questões 17 e 18. 





TEIXEIRA, W. et al. (Orgs). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.


17.      O esquema representa um processo de erosão em
encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?

(A)  Plantio direto
(B)  Associação de culturas
(C)  Implantação de curvas de nível.
(D)  Aração do solo, do topo ao vale.
(E)   Terraceamento na propriedade

18.      Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto os reflexos também são sentidos na área de baixada, onde geralmente há ocupação urbana. Um exemplo desse reflexo na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é


(A)  A maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
(B)  A contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelos rios e carregados de matéria orgânica.
(C)  O desgaste do solo nas áreas urbanas causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
(D)  A maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é o maior efeito escoamento sobre a infiltração.
(E)   O aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída no topo das encostas.

19.      (Enem) Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:



1. Instalação de um parque industrial.
2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.















Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:

(A) E e G
(B) H e A
(C) I e E
(D) B e I.
(E) E e F.


20.      As figuras a seguir representam a variação anual de temperatura e a quantidade de chuvas mensais em dado lugar, sendo chamadas de climogramas. Neste tipo de gráfico, as temperaturas são representadas pelas linhas, e as chuvas pelas colunas





Leia e analise.

A distribuição das chuvas no decorrer do ano, conforme mostrado nos gráficos, é um parâmetro importante na caracterização de um clima.

A esse respeito podemos dizer que a afirmativa:

(A) está errada, pois o que importa é o total pluviométrico anual.
(B) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade.
(C) está errada, pois a distribuição das chuvas não tem nenhuma relação com a temperatura.
(D) está certa, pois é o que vai definir as estações climáticas.
(E) está certa, pois este é o parâmetro que define o clima de uma dada área.

21.      (UFPE) Sobre os agentes modificadores do relevo é incorreto afirmar que:

(A)  Os agentes modificadores ou exógenos atuam incessantemente sobre o relevo terrestre, e conseguem modificar sensivelmente a paisagem geomorfológica através dos processos de erosão e de sedimentação.
(B)  A decomposição química de certas rochas, provida pela ação lenta da umidade do ar, constitui o processo estático de erosão de maior eficiência.
(C)  A erosão mecânica ou dinâmica manifesta-se pela desagregação das rochas produzidas pelas mudanças bruscas de temperatura, pelos ventos, chuvas, águas correntes e ondas do mar.
(D)  A desagregação mecânica das rochas sob o efeito de mudanças térmicas da atmosfera manifesta-se com maior freqüência nas regiões de climas úmidos, onde as oscilações termométricas diurnas mostram-se acentuadas.
(E)   No processo de sedimentação, todo o material residuário fornecido pelos altos relevos é transportado e deposita-se no fundo dos mares ou, em distâncias menores, no sopé das cristas montanhosas, nos fundos dos vales, nas margens dos rios etc.

22.      (UFPR) assinale a ÚNICA alternativa que completa esta proposição:

As planícies correspondentes a áreas de relevo muito suave, de altitude inferior a dos terrenos visinhos, apresentando, por essa razão, processo de deposição de sedimentos superior ao erosivo, e podem ser:

(A)  Eólicas e aluviais;
(B)  Costeiras e basálticas;
(C)  Aluviais e cristalinas;
(D)  Cristalinas e basálticas;
(E)   Basálticas e lacustres.




23.      (UFC) A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado de Pangéia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes:

(A)  Oceania e América do Norte
(B)  Europa e Oceania
(C)  América do Sul e África
(D)  África e América do Norte
(E)   Antártica e Europa

24.      (UFPI) Assinale a alternativa que contém os principais agentes internos de formação do relevo.

(A)  Ectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;
(B)  Erosão, abrasão e corrosão;
(C)  Pedogênese, terremoto e erosão;
(D)  Vulcanismo, erosão e sedimentação;
(E)   Abalos sísmicos, deslizamento e pedogênese.

25. (PUC-RS) A relação entre elementos formadores do clima e fatores modificadores caracteriza a classificação climática de uma região. A alternativa que NÃO apresenta uma correta relação é:

(A)  A temperatura diminui com o aumento da altitude.
(B)  A amplitude térmica aumenta com a continentalidade e diminui com a maritimidade.
(C)  A umidade e a temperatura aumentam e diminuem, respectivamente, com o aumento da latitude.
(D)  A temperatura tende a aumentar com a urbanização, originando ilhas de calor.
(E)   A umidade e a pressão atmosférica diminuem com o aumento da altitude.

26. (UFU-MG) Após a observação do mapa a seguir, faça o que se pede.




FONTE: Ross, J. L. S. (org.) "Geografia do Brasil". 4 ed. São Paulo: Edusp, 2003, p. 133.


a)      Identifique os biomas assinalados com os números I, II, III, IV e V.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Cite uma característica da vegetação de cada um dos biomas identificados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

27.      (UFC-CE) Considerando as características das formações vegetais e as transformações impostas pelo homem, correlacione corretamente as formações vegetais indicadas na primeira coluna com as características descritas na segunda coluna.

 I. Floresta temperada             
II. Floresta estacional e savanas         
III. Vegetação mediterrânea   
IV. Florestas pluviais equatoriais tropicais.  
             
(A)  (    ) Formações vegetais em regiões de clima com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa, onde foi muito desmatada para o cultivo de oliveiras e videiras.
(B)  (  ) Formações higrófilas e latifoliadas, extremamente heterogêneas, localizadas nas baixas latitudes, em domínios quentes e úmidos. Nas últimas décadas, o desmatamento provocou grande redução das áreas florestadas.
(C)  ( ) Formações florestais caducifólias, encontradas em latitudes  intermediárias, com precipitação abundante e regularmente distribuída. Devido a práticas agrícolas intensivas e à intensa urbanização, restam poucas áreas representativas.
(D)  (   ) Formações vegetais adaptadas à alternância     de verões chuvosos e invernos secos. Vegetação complexa com estratos arbóreo, arbustivo e herbáceo. Amplamente utilizada para agricultura e pecuária.


28.      (UFPI) Na figura abaixo, indicados pelos algarismos romanos I, II e III, estão representados os três tipos de precipitações pluviais.


Fonte: Amorim Coelho (1998)


Aponte a alternativa que expressa corretamente a denominação das chuvas.

(A)  I – orográfica/ II –frontal/ III - convectiva
(B)  I – orográfica/ II – convectiva/ III - frontal
(C)  I – convectiva/ II – frontal/ III - orográfica
(D)  I – frontal/ II – convectiva/          III - orográfica
(E)   I – convectiva/ II – orográfica/ III - frontal

29.      (UEL-PR) Considere o mapa apresentado a seguir.




As áreas destacadas, no mapa, indicam de modo geral, a presença de vegetação original de
    
(   (A)  florestas tropicais.
    (B)  florestas caducifólias.
    (C)  pradarias.
    (D)   estepes.
    (E)   savanas.
  
3      30. (UFBA) Considerando-se os perfis representados a seguir e os conhecimentos sobre as formações vegetais e os climas da Terra, é possível afirmar:



     (01) Em I, a paisagem vegetal é conseqüência dos elevados índices térmicos anuais, das pequenas amplitudes térmicas diárias e dos baixos índices pluviométricas dos ambientes semi-áridos.

(02) Em II, o predomínio das formações vegetais herbáceas sobre as formações arbóreas e arbustivas caracteriza um ecossistema de pradaria.

(04) Em III, as árvores e arbustos muito espaçados e dispostos sobre uma espessa e contínua formação de gramíneas indicam o ambiente quente e úmido de mata de igapó.

(08) Em IV, a fisionomia da vegetação, composta por árvores de folhas largas e chatas e por vários extratos arbóreo-arbustivos, está associada ao clima quente e úmido equatorial.

(16) Os perfis I e II representam variedades de ambientes das latitudes extratropicais, enquanto os perfis III e IV aplicam-se aos ambientes intertropicais.


31. (UFSM) Observe o mapa e leia o texto a seguir. 

I. Localizada em baixas latitudes, é a maior floresta tropical do mundo, sendo também a campeã em área anual desmatada. Parte da devastação ocorre em áreas de reservas indígenas.

II. Esses países, localizados em altas latitudes, abrigam 26% das últimas florestas virgens do planeta. Com a extração de madeira, perderam 35% de florestas originais, uma área igual à metade do Brasil.
(Textos adaptados de "Veja", p.73,13/8/98)

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às florestas

(A)  Das Araucárias e de Coníferas, indicadas no mapa pelos números 1 e 3.
(B)  Boreal e Equatorial, indicada no mapa pelos números 2 e 5.
(C)  Amazônica e de Coníferas, indicadas no mapa pelos números 1 e 3.
(D)  Atlântida e do Congo, indicadas no mapa pelos números 1 e 4.
(E)   Do Congo e do Sudeste Asiático, indicados no mapa pelos números 4 e 5.

32.      (UEL-PR) Quando a maior parte do volume das águas depende do derretimento de geleiras ou do degelo de picos nevados, o rio se encontra na categoria

(A)  arréica.
(B)  exorréica.
(C)  jusante.
(D)  montante.
(E)   nival.

33.      (UFRGS-RS) A figura abaixo representa uma bacia hidrográfica qualquer.



 Com base na figura são feitas as seguintes afirmações.
I.                    A área hachurada da bacia hidrográfica corresponde ao interflúvio da mesma.
II.                 Os cursos fluviais onde estão localizados os pontos A e D são tributários do curso principal da bacia hidrográfica.
III.               III. Curso fluvial onde está situado o ponto B corresponde ao curso principal da bacia hidrográfica.
IV.              Os pontos C e E correspondem, respectivamente, á foz e a uma das nascentes do curso principal da bacia hidrográfica.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I e II.
(B) Apenas I e III.
(C) Apenas II e III.
(D) Apenas II e IV.
(E) Apenas III e IV.

34.      (UFMG) O quadro a seguir apresenta a escala do tempo geológico.




 Todas as alternativas apresentam correlações corretas entre os eventos ocorridos no território brasileiro e sua idade geológica, EXCETO:

(A)  Cenozóico: invasão marinha sobre amplas áreas continentais interiores, a qual provocou a deposição de espessos pacotes de rochas calcárias.
(B)  Mesozóico: fragmentação do supercontinente Pangéia, a qual iniciou a separação do continente Sul-Americano e Africano, e formação das bacias sedimentares petrolíferas da margem continental brasileira.
(C)  Paleozóico: formação de extensas coberturas sedimentares e vulcânicas, que iniciaram o preenchimento das grandes bacias sedimentares do Amazonas, do Parnaíba e do Paraná.
(D)  Fanerozóico: ausência de processos de formação de cadeias de montanhas no território brasileiro, que passou a apresentar relativa estabilidade tectônica.
(E)   Pré-Cambriano: formação do embasamento cristalino, que se encontra atualmente exposto nos escudos das Guianas, do Brasil-Central e do Atlântico.

35. (UNESP) A figura adiante representa um perfil esquemático do Planalto Nordestino Brasileiro.



Assinale a alternativa que expressa às características e o nome da unidade geográfica indicada com o número 3.
(A)  Superfícies pouco elevadas, clima semi-árido, vegetação de caatinga, cultivo do cacau e cana-de-açúcar em grandes propriedades, denominada Agreste.
(B)  Planície litorânea, presença de mangues, clima tropical úmido, resquícios de mata tropical, cultivo de cana-de-açúcar e cacau em grandes propriedades, denominada Zona da Mata.
(C)  Área de transição, relevo de chapadas relativamente elevadas, presença de inúmeros rios, cultivo de produtos alimentares e criação de gado leiteiro em pequenas propriedades, denominada Agreste.
(D)  Superfícies elevadas, densa hidrografia, clima tropical, resquícios de mata tropical, intensa atividade agrícola, denominada Sertão.
(E)   Área deprimida, vastas planuras, clima semi-árido, presença de "brejos", vegetação de caatinga, criação de gado em grandes propriedades, denominada Sertão.

36. (UECE) O mapa apresenta um esboço do relevo brasileiro, de acordo com o Prof. Aziz Nacib Ab Saber.








      O RELEVO DO BRASIL Segundo o Prof. Aziz Nacib Ab Saber

1 - Planalto das Guianas
2 - Planícies e Terras Baixas Amazônicas
3 - Planalto do Maranhão-Piauí
4 - Planalto Nordestino
5 - Planalto Central
6 - Serras e Planaltos do Leste e Sudeste
7 - Planalto Meridional
8 - Planície do Pantanal
9 - Planalto Uruguaio-Riograndense
10 - Planícies e Terras Baixas Costeiras

Com base na análise da figura, tem-se como alternativa verdadeira:

(A)  Todos os compartimentos de relevos são de origem sedimentar
(B)  as planícies e terras baixas amazônicas correspondem, geologicamente, à área da bacia sedimentar amazônica
(C)  o planalto meridional apresenta, exclusivamente, rochas do embasamento cristalino
(D)  o planalto nordestino não tem superfícies rebaixadas e pediplanadas.


37.      (UECE) Aponte a característica que melhor identifica o relevo brasileiro:

(A)  apresenta predomínio de grandes altitudes, considerando possuir o território altitudes superiores a 1.000 m.
(B)  apresenta dobramentos modernos e está sujeito a movimentos tectônicos.
(C)  apresenta pequena variedade de formas, predominando os maciços residuais.
(D)  possui uma estrutura geológica velha, bastante erodida, portanto de altitudes modestas.

    38. (UNB-DF) Analise os gráficos termopluviométricos a seguir, nos quais os retângulos escuros dizem respeito aos índices pluviométricos (mm) e as curvas representam a variação térmica (°C).


  Acerca dos gráficos, julgue os seguintes itens.

(A)  (   ) corresponde a um clima quente, com uma pronunciada estação seca de agosto a novembro.
(B)  (   ) revela uma grande amplitude térmica anual, com médias acima de 24°C.
(C)  (   ) apresenta indicadores do clima subtropical, a exemplo do que existe na região Sul do Brasil.
(D)  (   ) revela a ocorrência de chuvas regularmente distribuídas durante o ano.

39.      (UFMG) Entre os fenômenos atmosféricos adversos, considerados azares climáticos, os que causam maiores impactos sócio-econômicos e ambientais no Brasil são:

(A)  As chuvas de granizo.
(B)  As estiagens prolongadas.
(C)  As ondas de calor.
(D)  Os ciclones tropicais.
(E)   Os tornados.

40.      (FUVEST) A massa Polar Atlântica, responsável pelo fenômeno da "friagem" na Amazônia, é

(A)  De origem subterrânea e atravessa o continente pelas planícies interiores.
(B)  De origem andina, transferindo o frio das geleiras das montanhas.
(C)  Formada no Atlântico Sul e esfria-se ao passar pela corrente de Falklands.
(D)  Originada no anticiclone do Atlântico e entra pela foz do Amazonas.
(E)   Mais atuante na Amazônia Oriental por ocasião dos equinócios.

41.      (UFMS) As estatísticas de desmatamento e queimadas no território Brasileiro são alarmantes. A intensidade do desmatamento tem avançado em direção ao interior do País, atingindo as áreas do Cerrado e da Floresta Amazônica, dando origem a áreas de pastagem ou lavouras, com enormes prejuízos ambientais. Essa necessidade de ocupação desordenada do território está relacionada a qual(is) causa(s) apresentada(s) a seguir?

(01) Às pressões das indústrias madeireiras e de produtos alimentares sobre os recursos naturais.

(02) Aos tipos de terrenos mais planos e com solos mais profundos, aptos para a agricultura comercial e a pastagem no interior do País.

(04) Ao menor preço pago pelas terras distantes das áreas de maior dinamismo econômico.

(08) À pressão demográfica no campo.

(16) À frente agrícola que se dirige para áreas de solos mais férteis, próximas aos grandes mercados consumidores.

42.      (UFMA) Considerando-se a figura da Amazônia Legal, qual o principal problema ambiental que a área mais clara apresenta?



                                                              Fonte: adaptado do INPE, 2008

(A)  Poluição atmosférica em virtude do acelerado crescimento urbano.
(B)  Compactação do terreno decorrente da pecuária intensiva.
(C)  Atividades de garimpo e mineração.
(D)  Diminuição do escoamento superficial e da evapotranspiracão.
(E)   Erosão do solo ocasionado pelo intenso desmatamento.

43.       (UFRRJ) Leia o texto e marque a opção correta:

“O consumo de energia no mundo cresce, como um todo, cerca de 2% ao ano e deverá dobrar em trinta anos se prosseguirem as tendências atuais. O consumo per capita de energia no Brasil tem crescido a uma taxa anual de 2,2% nos últimos anos, mas o país não precisa repetir a trajetória de desenvolvimento seguida pelas nações que são hoje industrializadas, nas quais o elevado consumo de energia de origem fóssil resultou em sérios problemas ambientais.”

[Extraído de: José Goldenberg. Em: Camargo, A; Capobianco, J.P. e Oliveira, J. A . P (Orgs.) Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio 92. São Paulo, Estação Liberdade/FGV/Instituto Socioambiental, 2002, p.306.]


Marque a opção que contém energias renováveis e menos poluidoras encontradas no Brasil:

(A)  Petróleo e gás natural
(B)  Petróleo e carvão mineral
(C)  Petróleo e biomassa
(D)  Energia solar e biomassa
(E)   Energia solar e gás natural.

44.      (ENEM 2010)
Pensando nas correntes e prestes entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49’N, Longitude 23°49’W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK, A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

A)    a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
B)     O registro de que os paralelos são verticais e convergem para os pólos, e os meridianos são círculos  imaginários,horizontais e esquidistantes.
C)     a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
D)    A latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
E)     A forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

45.      (UFPI) Acerca das representações cartográficas do território brasileiro, assinale a alternativa correta:

(A)  Tomando como referência o Meridiano de Greenwich, os fusos horários dividem o mapa do território brasileiro em dois.
(B)  A representação da Amazônia em projeção cilíndrica apresenta grande deformação por esta região situar-se em baixa latitude.
(C)  Para representar ruas das cidades brasileiras, planejadores e cartógrafos recomendam plantas em escalas grandes.
(D)  A carta geográfica é um tipo de representação imprópria para ser utilizada na divisão político- administrativa do Brasil.
(E)   As plantas baixas representam de forma ideal os recursos energéticos, minerais e vegetais do Brasil.

46.      (Mack) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade:

(A)  3,6 km2.
(B)  36 km2.
(C)  360 km2.
(D)  3.600 km2.
(E)   36.000 km2.


47. (ENEM/2007) O gráfico abaixo ilustra o resultado de um estudo sobre o aquecimento global. A curva mais escura e contínua representa o resultado de um cálculo em que se considerou a soma de cinco fatores que influenciaram a temperatura média global de 1900 a 1990, conforme mostrado na legenda do gráfico. A contribuição efetiva de cada um desses cinco fatores isoladamente é mostrada na parte inferior do gráfico.





 Os dados apresentados revelam que, de 1960 a 1990, contribuíram de forma efetiva e positiva para aumentar a temperatura atmosférica:

(A)     Aerossóis, atividade solar e atividade vulcânica.
(B)      Atividade vulcânica, ozônio e gases estufa.
(C)      Aerossóis, atividade solar e gases estufa.
(D)     Aerossóis, atividade vulcânica e ozônio.
(E)      Atividade solar, gases estufa e ozônio.


48.      (ENEM/2006) Entre 8 mil e 3 mil anos atrás, ocorreu o desaparecimento de grandes mamíferos que viviam na América do Sul. Os mapas a seguir apresentam a vegetação dessa região antes e depois de uma grande mudança climática que tornou essa região mais quente e mais úmida.



  As hipóteses a seguir foram levantadas para explicar o desaparecimento dos grandes mamíferos na América do Sul.

I - Os seres humanos, que só puderam ocupar a América do Sul depois que o clima se tornou mais úmido, mataram os grandes animais.
II - Os maiores mamíferos atuais precisam de vastas áreas abertas para manterem o seu modo de vida, áreas essas que desapareceram da América do Sul com a mudança climática, o que pode ter provocado a extinção dos grandes mamíferos sul-americanos.
III - A mudança climática foi desencadeada pela queda de um grande asteróide, a qual causou o desaparecimento dos grandes mamíferos e das aves.

É cientificamente aceitável o que se afirma:

(A) apenas em I.
(B) apenas em II.
(C) apenas em III.
(D) apenas em I e III.
(E) em I, II e III.